PETAR é a abreviação PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO DO RIBEIRA. criado em maio de 1958, é considerado um dos mais parques antigos do Estado de São Paulo, situado ao sul do Estado de São Paulo, entre a capital do Estado (São Paulo) e a capital do Paraná (Curitiba) e a 50 km da Caverna do Diabo está entre os municípios de Iporanga e Apiaí. Possui mais de 36 mil hectares de área,
É uma região com características únicas e diversas. Em um só local é possível encontrar centenas de cavernas, cachoeiras , trilhas em plena Mata Atlântica com percursos diversos e vários rios.
O PETAR integra a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera. Considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade desde 1990, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada do Brasil.
O PETAR é conhecido também como CAPITAL DAS CAVERNAS .
PETAR O ECOTURISMO E O TURISMO DE AVENTURA
A região do PETAR oferece várias possibilidades, o visitante tem a oportunidade de conhecer cavernas com características e níveis de dificuldade a escolher (são mais de 400 cavernas cadastradas, sendo que 20 delas abertas se banhar em cachoeiras e rios de águas cristalinas, praticar esportes de aventura (como boia cross, cascading, rapel e trilhas , praticar o bird watching, enfim, o PETAR oferece opções para todas as idades e gostos.
o PETAR oferece diversão garantida em meio a Mata Atlântica. Poucos lugares na Terra abrigam tantas formas de vida como a Mata Atlântica brasileira. Milhares de espécies de animais, plantas e microrganismos, muitas delas ainda nem descritas pela Ciência, É tanta riqueza de vida que a Mata Atlântica brasileira é apontada como um dos mais importantes refúgios da biodiversidade em todo o planeta e declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, um Patrimônio da Humanidade.
Esta gama extensa de atividades e atrativos disponíveis no PETAR torna a região única no Brasil para a prática de ecoturismo e turismo de aventura, com grande diversidade de atrativos concentrados em um só local.