ESTUDO DO MEIO
Na atividade de estudo do meio, os alunos são acompanhados por monitores credenciados pela Fundação Florestal e abordam nas passagens pelos atrativos assuntos sobre biodiversidade, geologia, paleontologia, geomorfologia, hidrologia e ainda podendo se basear nas formações da caverna com ações da química e física. Na química por exemplo é abordado a reação do ácido carbônico na rocha de calcáreo e as formações de estalactite estalagmite e outros espeleotemas ( nome dado as formações da caverna) através da dissolução do carbonato de cálcio, na física o movimento da massa devido á instabilidade do maciço rochoso. Na biologia, a fauna cavernícola que é muito rica e pouco conhecida como por exemplo trogloxenos, troglófilos e troglóbios. E ainda as características da região como clima ,relevo, cobertura vegetal, história e cultura.
ESTUDO DO MEIO
Caminhar por trilhas, atravessar córregos, entrar em uma caverna, seguir por lugares que poucas pessoas tem oportunidade de acesso, pode ser uma maneira bem concreta de observar e se relacionar com fatos já estudados. O Estudo do Meio é uma eficiente ferramenta da pedagogia contemporânea. Permite ao professor a aplicação “IN LOCO” do conteúdo exposto em sala de aula. A região do PETAR é rica em vários aspectos, principalmente pela natureza praticamente intocada e a diversidade que esta oferece. O PETAR é um local que oferece vários ambientes naturais diferentes e proporciona a possibilidade de estudo das mais diversas matérias do currículo escolar. Partindo desta premissa, oferecemos roteiros especiais para colégios e faculdades, focando o estudo como objetivo principal e direcionando o olhar além do lazer que a região pode proporcionar. Sem dúvida nenhuma, o estudo do meio é uma ferramenta pedagógica que permite ao professor e aos alunos a completa interação com o meio e relação com as matérias estudadas em sala de aula.
ATRATIVOS
Caverna Morro Preto
Caverna que impressiona pelo tamanho e beleza de sua boca.
Santana
Umas das mais belas e ornamentadas do Petar.
Couto
Caverna que é possível atravessar de um lado ao outro da montanha.
Alambari de Baixo
Na sua saída um conduto de teto baixo e água até o pescoço levam a ressurgência da caverna.
NOSSOS PACOTES
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira localiza-se no sul do estado de São Paulo,entre os municípios de Apiaí e Iporanga.
PACOTE RADICAL
Você passará pela: Caverna Termimina, Portal da Casa de Pedra e Trilha do Bethary.
ESTUDO DO MEIO
Caminhar por trilhas, atravessar córregos, entrar em uma caverna, seguir por lugares que poucas pessoas tem oportunidade.
PACOTE TRADICIONAL
Você passará pela: Caverna Morro Preto, Santana, Couto e Alambari de Baixo.
O QUE LEVAR
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira localiza-se no sul do estado de São Paulo,entre os municípios de Apiaí e Iporanga.
Mochila para trilha
Roupas Confortáveis
Blusa de lã
Calçado c/ solado aderente
Repelente e protetor solar
Roupas de banho
Máquina fotográfica
Muita disposição!
NÃO É PERMITIDO NAS CAVERNAS
Camiseta regata
Bermudas, Shorts
Calçados abertos
Lanchar entro das cavernas
COMO CHEGAR
Clique na opção abaixo para visualizar / baixar o guia.